NOTÍCIA

Significado da Missa de 7º Dia

A missa de 7º Dia é um ritual da religião católica, um tempo que delimita o período entre a morte e a o resguardo do Enlutados, considerado o tempo de luto mais acentuado. A missa é um marco divisório entre a morte e o retorno à normalidade do dia-a-dia.
A sua origem é bastante antiga, na Bíblia o número sete corresponde à totalidade, perfeição, plenitude, o finalizar de algo. A referência ao número sete (setecentos, setenta, sétimo) aparece na bíblia 662 vezes.
Por exemplo, aparece escrito no livro de Génesis que Deus levou sete dias para criar o mundo e quando terminou, vendo que estava perfeito, descansou. Lemos no mesmo livro que, quando morreu Jacó, foi feito um funeral grandioso e José guardou luto por sete dias. No livro de Samuel refere que, aquando da morte do Rei Saul, os seus guerreiros queimaram o corpo, enterraram as cinzas e fizeram jejum por sete dias.
Quando morreu Judite, a heroína do Povo Hebreu, os Israelita fizeram luto por setes dias.
O Livro Eclesiástico afirma que o luto pelo morto dura sete dias.
A devoção católica estabelece então sete dias para ajudar a diluir a dor e a interferência da falta do Ente Querido no seio familiar. Em alguns lugares, principalmente as pessoas mais idosas, mostram o respeito pelos sete dias. Não abrem as janelas, não se veem na rua, televisão e rádio apagados ou com som diminuto, etc.
A missa de sétimo dia pode não ser após os sete dias de morto, é considerado um ato simbólico, um costume de rezar pelos mortos que serve de conforto espiritual.


TOP